MetaHuman e a próxima revolução no mercado de jogos Indies

Recentemente a Unreal, motor gráfico da Epic Games, anunciou um plugin para criar personagens ultrarrealistas, o MetaHuman. Mais um projeto ambicioso que pode facilitar o desenvolvimento de jogos indie e aumentar ainda mais a qualidade desses projetos.

Além de vir com várias possibilidades de montagem de pessoas a partir de partes pré-definidas do corpo, Metahuman também permite uma animação muito precisa para os desenvolvedores. Para isso, só é necessário usar a câmera do celular para fazer um rastreamento de movimentos dos músculos do rosto para dar vida ao seu personagem.

E o que isso significa para o mercado? Bem, em jogos uma das partes mais difíceis no desenvolvimento é justamente a parte do personagem, como deixar ele vivo com sua animação precisa e com uma modelo que cada vez mais seja perto do real. Claro que há jogos que são estilizados e não precisam ser totalmente reais e não necessitariam tanto dessa ferramenta. Metahuman veio para facilitar a linha de trabalho e encurtar o tempo de produção na parte do personagem, o que para desenvolvedores indies é algo enorme por causa do seu custo-beneficio: Menos tempo, mais qualidade e a facilidade de criar diversos personagens sem precisar passar por um tenuoso caminho de longas horas para finalizar uma pessoa, ou criatura, em 3d para seu jogo.

O workflow até agora para muitos desenvolvedores indies segue esses passos: Esculpir o personagem em 3D, fazer sua retopologia – ou seja, reduzir o número de polígonos do personagem para que ele fique mais leve no processamento e seja mais fácil de animar – fazer o rigging, aplicar o esqueleto de animação, na malha e então animar e texturizar o personagem. Sim, é um trabalho longo de muitas horas e provavelmente para muitas pessoas.

Com Metahuman, esculpir, fazer retopologia e fazer o rigging são passos que são deixados de lado, economizando tempo para o desenvolvedor. Claro que para se usar esse plugin tem o contraponto: Até agora não sabemos se o dev ficaria limitado aos modelos de personagens do plugin ou se seria possível inserir mais no futuro, o que pode fazer com que aconteça de aparecer o mesmo personagem em jogos diferentes de desenvolvedores diferentes.

E como fica o trabalho do artista 3D de personagens? Acredito que o artista não deva ficar tão preocupado. Claro que há a necessidade de refinar cada vez mais sua modelagem, mas não é isso que todos nós da área já buscamos todos os dias? A grande vantagem do artista 3D contra a ferramenta é a criatividade e a liberdade. Por enquanto Metahumans só permite a criação de personagens, bem, humanos! O artista tem a vantagem de poder modelar e animar qualquer tipo de criatura, sejam elas reais ou não. Ou seja, ainda precisamos de mentes criativas que pensem em como criar algo único e não visto na nossa natureza. Senão, qual seria a graça de você viajar no espaço em Mass Effect e encontrar apenas humanos? Ou lutar contra humanos mitológicos em God of War? Faria sentido?

Metahumans é mais uma ferramenta na caixa de possibilidades que a Epic vem apresentando para a Unreal Engine 5. Sim, é um plugin revolucionário, de graça e que abrirá muitas novas portas para a nova geração de jogos indies, reduzindo custos, tempo de desenvolvimento e entregando games cada vez mais com alta qualidade. Cabe a nós, desenvolvedores, usá-la do modo certo e combinar com a nossa criatividade para usar o melhor dos dois mundos: Aquilo que deve ser feito totalmente novo para o jogo e usar os processos que encurtam caminhos para que possamos focar naquilo que realmente importa, um jogo com jogabilidade, história e arte memoráveis.

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