Sobre Fall Guys e a persistência em desafios

O primeiro café que passei no coador, ficou horrível. Aguado, fraco e com leve gosto de queimado.

Você já sentiu que não conseguia realizar algo? Ou quantas vezes precisou tentar algo até que desse certo? Muitas vezes nos sentimos incapazes depois de algumas falhas, sem perceber que estamos aprendendo e aprimorando uma maneira de realizar o que queremos ou almejamos.

E isso pode acontecer em qualquer lugar. No trabalho, nos estudos, em experimentar fazer algo novo (no meu caso, café), com esportes e com jogos. É muito provável que você não tenha realizado uma tarefa 100% perfeita na primeira vez que a realizou. Ou talvez até tenha, mas na segunda vez, não deu muito certo. Como dizem, é sorte de principiante.

 

Hoje em dia, não faço o melhor café do mundo, mas não me sinto chateado com isso.

Mas o que dita a frustração? E o que nos faz persistentes?

Aqui, sem considerar muitos termos técnicos, a frustração e a persistência podem vir do mesmo ponto: a falha. Eu me sinto mal por não ter conseguido realizar algo que queria. Mas tento novamente, porque quero realizá-la. Mas o que nos faz continuar em algo até que dê certo? Quantos projetos são deixados de lado porque não somos insistentes?

O exemplo do café é interessante. Mas posso pensar em diversos projetos que comecei, e de como apenas 15% deles foram finalizados. Talvez eu esperasse que todos fossem um sucesso em um mês, ou que seria mais fácil e me deparei com barreiras que não quis ultrapassar.

Mas percebi que os projetos que terminei, ou que estão em andamento, são tão complicados quanto. Alguns até mais. Então, talvez possa existir algo que nos faça seguir em frente, não importa o quanto tropeçamos.

Jogando Fall Guys, percebi que a forma que falhamos dita muito sobre a nossa persistência em desafios.

O sucesso de Fall Guys

Fall Guys: Ultimate Knockout, foi lançado em Agosto para PC e PS4. O jogo desenvolvido pelo estúdio londrino Mediatonic e distribuído pela Devolver, foi sucesso desde seu anúncio, durante o seu teste beta e principalmente durante o seu lançamento.

Segundo a conta oficial do Fall Guys no Twitter, no dia 10 de agosto, o jogo havia atingido a meta de 2 milhões de cópias vendidas na Steam. Outra prova de seu sucesso, o jogo foi distribuído aos assinantes da PS+, neste mês de Agosto.

 

Imagem divulgada na conta do Fall Guys no Twitter

Mas o que é esse jogo? Podemos considerar que ele faz parte dos Battle Royales. Mas, ao invés de buscar sobreviver no meio de um campo de batalha, como em Fortnite ou em CoD: Warzone, o objetivo em Fall Guys é ser classificado em cada prova, até chegar a final e conquistar a cobiçada coroa.

Fall Guys está sendo apelidado carinhosamente de “Olimpíadas do Faustão” por conta de suas provas. Corridas com obstáculos, portas falsas, provas em equipes e de sobrevivência, são alguns dos exemplos de desafios que encontramos no jogo. Por mais simples que possa parecer, existe um nível de dificuldade. E sorte.

Fall Guys: Ultimate Knockout | Review - NerdBunker

 

Exemplo de prova que enfrentamos em Fall Guys

Você, sua sorte e os outros

Ao jogar Fall Guys fica nítido que existem 3 variantes que te fazem seguir em frente em uma fase:

A primeira é você mesmo. Uma mistura de suas habilidades com o jogo, o seu emocional e estratégia dentro do jogo. Talvez essa seja a mais fácil de ter controle durante as partidas.

A segunda envolve os outros participantes. Eles podem ser mais habilidosos do que você, ou mais frios e calculistas, ou estão com mais sorte. Se um participante te empurrou você caiu na lama, ou ele acabou sendo arremessado por um martelo e chegou antes de ti na linha de chegada, é meio indiferente, de uma maneira ou outra, eles afetaram o seu jogo.

Por último, é a sorte. Uma maçã cai em cima da sua cabeça enquanto você corre em uma esteira e te deixa pra trás, a porta fecha na sua cara, ou seu time não sabe jogar. A sorte é um elemento necessário e divertido em Fall Guys. E pode ser a diferença em ser eliminado ou não.

Alcançando a coroa

Chegar ao final e conquistar a coroa, não é tão fácil como parece. Pode levar algumas partidas até conseguir o feito, mas mesmo perdendo na primeira rodada, você não desiste. E aqui, Fall Guys nos apresenta como a forma que falhamos dita sobre continuarmos a tentar chegar ao nosso objetivo.

 

A amigável tela de derrota em Fall Guys

Ao ser eliminado de uma partida, depois de expressar um som de frustração, o personagem já aparece animado e pronto para uma nova partida. Isso, somado ao quão fácil é buscar e entrar em uma partida, nos sentimos mais propensos a tentar de novo. O jogo, além de possuir cores amigáveis em todos esses momentos, nos ajuda e nos guia nessa persistência. E assim é com a vida.

A maioria das coisas que não levei pra frente, eu me encontrava em dúvida, ou me sentia sozinho. Dos 15% de projetos que eu terminei, todos eu tinha o apoio de alguém próximo para me incentivar a continuar. Em outros casos, percebia no que tinha errado e via que podia melhorar caso respirasse e tentasse de novo. Ou via que quem concorria comigo, possuía mais experiência e a vida tem dessas. Mas às vezes era má sorte, mesmo.

Alcançar uma meta está relacionado diretamente a nós, mas não depende apenas de nós. E tudo bem. A queda pode ser dura e frustante na maioria das vezes. Mas com consciência do nosso objetivo, motivação e persistência, conseguimos conquistar a coroa.

Luciano Mendes

Luciano Mendes

E ai, vai uma xícara de café?

Facebook
Twitter
LinkedIn

faça parte do nosso hangar!

VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress
×
×

Carrinho